CONGREGARH Conexão 2018

LIDERANÇA – DESCONSTRUIR PARA CONSTRUIR

O CONGREGARH 2018 chega abordando a atualidade do contexto organizacional – Liderança: Desconstruir para construir.

Como liderar no mundo VUCA (volatile, uncertain, complex, ambiguous) – volátil, incerto, complexo e ambíguo? O mundo está vivendo o poder da tecnologia e da conectividade.  A maior transformação da história humana, transformação que está mudando fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. E ainda temos a certeza que, em menos de 10 anos, tudo mudará novamente.

Queremos estar distantes apenas de um click para adquirirmos algo. Ter coisas não é o mais importante e sim, ter acesso a essas coisas. Assim não precisamos mais guardar, catalogar e limpar, tudo fica mais simples e leve. Hoje temos acesso instantâneo a quase tudo. Gravamos o que precisamos manter e o que não precisamos, pesquisamos no momento que tivermos necessidade.

Estamos vivendo um século da complexidade, de questões ambíguas, do linear e do disruptivo, do passado e do futuro, o que realmente é certo? A competência mais exigida do líder será gerir a ambiguidade, desconstruir conceitos, crenças, modelos de gestão para construir uma nova forma de trabalhar, de liderar as pessoas, processos e resultados. Uma liderança que provoque a mudança do pensar de forma ágil, em larga escala e com a capacidade de influenciar no âmbito econômico, social e político, mudando o mundo que conhecemos.

A transformação existe porque as pessoas se conectaram e compartilharam informações o tempo todo. As tecnologias disruptivas estão fazendo o novo cenário como a robótica, a inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada, a nanotecnologia, a impressão 3D, a internet das coisas, sendo que essas tecnologias isoladas não tem efeito e sim, quando entram em sinergia uma com as outras. Estaremos completamente em conexão com o mundo digital, físico e biológico.

A saúde e a educação também serão afetadas. Na educação será quebrada uma série de paradigmas. Os diplomas tradicionais não serão diferenciais e nem um bem de aprimoramento linear para as carreiras. Os conteúdos serão testados imediatamente em projetos práticos, sendo uma realidade estonteante de experiências, formando empreendedores, inaugurando novos nichos de negócios ou aprimorando setores já consolidados.

Na saúde vamos reprogramar a biologia usando o DNA para estender a vida, assim teremos cada vez mais diferentes carreiras, decorrentes do aumento da longevidade e da necessidade de lidar com o envelhecimento da população como um processo natural. Vamos viver muitas doenças emocionais para lidar com todas as dificuldades de adaptação. Teremos grandes impactos e desafios na saúde física, emocional e social do trabalhador.

Nessa transformação humana, nascerá uma nova modalidade de trabalho, e assim um novo líder, que precisará desconstruir para construir, sempre valorizando as pessoas numa economia colaborativa e num circuito de co-criação.  Um líder que sabe ou que tem a convicção de que são os indivíduos que mudam as organizações e são as organizações que mudam uma nação.

Participe do CONGREGARH Conexão 2018

Se você deseja saber mais sobre o evento, solicite informações para o e-mail

congregarh@abrhrs.org.br.
Não perca esta importante discussão!

 

Programação

1º dia – 07 de Junho

08h30

Abertura

09h

Palestra “Inovação Disruptiva”

Arthur Igreja
Arthur Igreja
Experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países; Masters in International Business nos EUA pela Georgetown University; Corporate Masters of Business Administration na
Espanha pela ESADE; Mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE; Cursa o Doctorate in Business Administration na ESC Rennes na França; Certificações executivas em Harvard & Cambridge; Pós-MBA em Negociação pela FGV; MBA pela FGV/Ohio University.
10h

Intervalo – Visitação à feira

10h30

Palestra “Desconstruir para construir”

Jorge Fornari
Jorge Fornari
Autor, Coach, Palestrante.
Autor do livro “O Executivo na Essência” (Évora, 2016). Nos seus 40 anos de RH, foi executivo em empresas como J&J, American Express, Claro, Brasil Telecom e Rede TV. É professor do programa de certificação de profissionais de RH da ABRH junto à SHRM (EUA). Foi professor na EAESP-FGV e ESPM, e consultor associado da LHH e da RIGHT MANAGEMENT.
11h30

Case “A reconstrução da Chapecoense”

Chapecoense
Chapecoense
Saiba como foi a gestão da reconstrução do clube de Chapecó no ano de 2017.
12h15

Intervalo para almoço e visitação à feira

14h

Palestra “Construindo valores”

André Streppel
André Streppel
Fundador da WKRH, Diretor de Desenvolvimento Humano do SEPRORGS, velejador vice-campeão mundial, com experiência em mais de 30 países, diretor da maior Escola de Vela do Brasil (Veleiros do Sul) e autor do livro Uma Vida de Futuro (Ed. Imprensa Livre).
14h30

Palestra “Qual a contribuição dos RH’s na desconstrução para a construção”

Fernanda Ferrão
Fernanda Ferrão
Sócia do Grupo Lins Ferrão-lojas Pompéia e Gang e Diretora de Treinamento e Desenvolvimento da rede de lojas Pompéia, empresa vencedora do prêmio “Top Ser Humano”, em 2009 e 2016, e destacada como “Melhores empresas para se trabalhar”, em 2013. Membro do FNB – Family Business Network – Brasil. Formada em Psicologia pela ULBRA, Psicologia Clínica pelo Instituto de Terapias Integradas, pós-graduada em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo, especializada em gestão de pessoas na FGV, cursando Terapia Cognitiva pelo INTCC.
15h30

Intervalo – Visitação à feira

16h

Palestra “Diversidade Inclusiva: respeito, engajamento e resultado”

Ricardo Mota
Ricardo Mota
Administrador de empresas, pós-graduado em Gestão de Projetos e Processos, com MBA em Gestão de Pessoas e especialização em Gestão de Melhoria Continua e Gestão de Mudança. Em sua jornada profissional teve a oportunidade de vivenciar uma carreira multidisciplinar atuando em diferentes áreas: Centrais de Atendimento, Relacionamento, Comunicação, Projetos, Qualidade, Centro de Serviços Compartilhado, Operações e Recursos Humanos onde atua há mais de 15 anos. Atualmente está como Executivo da ABRH Brasil e Sócio da RM Nexialista com foco em Diversidade, Gestão de Mudança, Engajamento e Inovação.
17h

Palestra “A inclusão dentro da organização”

Majo Campos
Majo Campos

Ingressou na Atento em 2007, no comando da Diretoria de RH. Em 2010, passou a integrar a Diretoria Corporativa de Desenvolvimento Organizacional da Companhia, em Madri. Durante o período, foi responsável pela criação de políticas globais de pessoas e liderança, seleção, formação, motivação e reconhecimento não-financeiro de funcionários, desenvolvimento organizacional, gestão de clima, cultura, assessment, performance e sucessão.
A executiva retornou ao Brasil para assumir a Vice Presidência de Recursos Humanos, Responsabilidade Social Corporativa e Comunicação Interna.
Com 31 anos de experiência na área, e ênfase em gerenciamento de equipes, acumula passagens por empresas como ABN AMRO Real, Banco de Crédito Nacional e Banco Nacional.

 

2º dia – 08 de junho

08h30

Abertura

09h

Palestra “Fatores Psicossociais no contexto do trabalho”

Anna Tienhaara
Anna Tienhaara
Psicóloga, Consultora Organizacional Sênior no Instituto Finlandês Saúde Ocupacional. Sua principal competência está em tópicos de saúde relacionados ao trabalho como gerenciamento estratégico de fatores psicossociais, gerenciamento de idade, habilidade no trabalho, estresse e motivação no trabalho. Trabalha como consultora de processo em grande número de organizações na Finlândia e internacionalmente, tanto no setor público e privado.
10h

Palestra “Gestão e Promoção da Saúde – Case Bruning”

Ismael Sauzem
Ismael Sauzem
Graduado em Engenharia Química pela UFSM, Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIJUÍ. Possui especialização em Gestão Empresarial pela FGV. Experiência profissional nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança ocupacional. Atualmente ocupando o cargo de Supervisor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente na Bruning Tecnometal Ltda.
10h45

Visitação à feira

11h15

Palestra “Gestão da mudança: construção e desconstrução da realidade com métodos ágeis”

Luiz Parzianello
Luiz Parzianello
Consultor, palestrante e professor universitário. Sócio-fundador da empresa Surya Gestão para um Mundo Digital, foi um dos pioneiros na adoção e disseminação das Metodologias Ágeis no Brasil. É especialista em Agile Management e também em Lean Business Analysis (líder da abordagem no Brasil).
12h15

Intervalo para almoço e visitação à feira

14h

Retorno – Sorteios

14h15

Palestra “A Indústria 4.0 e os impactos no mercado de trabalho”

Carlos Trein
Carlos Trein
Graduado em Engenharia Química pela PUCRS (1985), especialista em Gestão de Instituições de Ensino Técnico (FEEVALE-RS) e em Gestão da Produção (UFSC), tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Instituição de Ensino e Tecnologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, educação, tecnologia e produção. Em 1986, começou a atuar no SENAI como instrutor. Passou por diversos cargos de gestão e, atualmente, ocupa o cargo de Diretor Regional do SENAI-RS, para o qual foi nomeado em abril de 2015.
15h15

Visitação à feira

16h45

Palestra “Um sonho que se tornou realidade”

Rogerio Salume
Rogerio Salume
CEO da Wine.com.br, o terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo e o maior da América Latina. Jornalista formado pela Faesa, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e especialização em finanças pelo IBEMEC SP. Ocupou várias posições executivas na área de alimentos, bebidas e logística em grandes companhias no Brasil. Foi um dos responsáveis pelo lançamento da operação da Smart, rede de varejo cooperada criada pelo Grupo Martins. Foi gerente comercial da Yara Hanna, uma das maiores importadoras de frutas do país, onde implantou a área de vinhos. Também foi fundador, ao lado de Anselmo Endlich, da Estação do Vinho.
16h45

Encerramento

Informações e Inscrições

(51) 3254-8254
(54) 3045-2200